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jan

Você está em um negócio míope ou estratégico?

Atualmente algumas empresas possuem uma visão míope do seu negócio, focadas apenas em produtos e serviços, com um foco estreito, competindo em grupos estratégicos de alta competitividade.

Muitos players (concorrentes) disputando o mesmo consumidor com produtos e serviços semelhantes, onde o preço  é um fator relevante na decisão de compra, diminuindo as margens e as vendas.
O negócio estratégico tem uma visão de longo prazo, pautada no benefício que a empresa oferece aos consumidores. Vejam alguns exemplos clássicos de negócio míope versus estratégico:

Empresa Negócio míope Negócio estratégico
Nike Tênis Atitude
Fedex Encomendas Paz de espírito
Harley Davidson Motocicletas Estilo de vida
BMW Automóveis Prazer em dirigir

 

As marcas de sucesso focam os negócios em benefícios:  emocionais, funcionais e status, os quais transcendem os produtos, e norteiam  as suas estratégias. Os produtos são um meio de atender este benefício.

Quando pergunto aos meus alunos e clientes: Qual o negócio da Natura? Na sua maioria respondem cosméticos. Então pergunto : Qual a composição do batom? Até hoje ninguém soube responder.

A Natura vende auto-estima e  beleza, nos mulheres compramos batons por que queremos nos sentir bonitas e atraentes, o batom é um meio para atender este benefício.

A visão estratégica  através do benefícios muda a forma de pensarmos o nosso negócios , pois as ações da empresa  estarão norteadas no benefício e não no produto.

Alguma mulher tem a necessidade fisiológica em comprar 8 sapatos por ano? Não. Porém ela tem o desejo te estar na moda, este é o benefício que ela compra.

Se a empresa oferece o benefício  de luxo, todos os pontos de contato com o consumidor devem vender este benefício. Como em hotel de luxo

A embalagem do produto deve vender moda de luxo, como a exposição do produto, a abordagem  e imagem da vendedora, o lay –out da loja, o site blog da empresa, sua comunicação off-line e on – line.

A mulher não está comprando um sapato, mas o benefício da moda de luxo.  O foco não está apenas no produto , mas no benefício, o que aumenta a complexidade da estratégia, porém descolo do grupo estratégico com muitos players e na “briga canibalizada” do preço.

A intangibilidade do benefício traduz a oferta do valor percebido, o qual a consumidora encontra apenas na marca que ofereço, resultando em uma vantagem competitiva distinta.

Qual o seu negócio estratégico? Qual o benefício da marca?

por: Marketing Viewer

1 Comentário para “Você está em um negócio míope ou estratégico?”

  1. jean disse:

    Muito bom o artigo. Tô mudando todo o meu plano de negócio agora…

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